PORQUE (E COMO) USAR COSMÉTICOS NATURAIS E ORGÂNICOS

Há algum tempo eu venho me interessando mais por produtos orgânicos e naturais e pelo consumo consciente, de modo geral. E apesar de já ter inserido alguns itens orgânicos e mais saudáveis na minha rotina, como carnes e frutas, eu nunca tinha pensado nos cosméticos! Você já parou para ler o rótulo do seu shampoo ou protetor solar? Será que todos esses produtos que usamos fazem bem para nós, para o meio ambiente e para a sociedade? Não dá mais para consumir as coisas ignorando os impactos que elas causam, né?! (vide Rio DoceE se você quer saber mais sobre PORQUE E COMO USAR COSMÉTICOS NATURAIS E ORGÂNICOS, venha comigo!!! 🙂

Modices

Em primeiro lugar, você sabe a diferença entre produtos orgânicos, naturais e veganos?!

  • NATURAIS: Cosméticos naturais são feitos com ingredientes naturais (extraídos da natureza), como por exemplo, frutas, extrato de ervas, óleos extraídos de plantas, folhas, sementes, ceras naturais etc., e não com ingredientes químicos e substâncias artificiais.
  • ORGÂNICOS: São aqueles não testados em animais, que não possuem sintéticos poluentes ou sulfatos, derivados do petróleo, silicones e conservantes que trazem danos à saúde. Nem todos os cosméticos naturais são orgânicos, já que ainda possuem agrotóxicos e outras substâncias químicas e podem ter sido testados em animais. Os orgânicos são ecologicamente corretos e possuem um selo certificando o produto.
  • VEGANOS: Estes são isentos de qualquer ingrediente de origem animal, como glicerina animal, cera de abelha, tutano de boi etc. Além disso, também são livres de testes em animais.

BENEFÍCIOS:

  • Auxiliam no combate às toxinas que causam irritações, alergias e mal estar; poluem menos; são mais saudáveis e não agridem o meio-ambiente.
20150614_110004

Lookaholic

»Obs:  Empolgou, mas não sabe o que comprar? Pede a box: https://sublimerituais.com.br/

ELES SÃO MESMO MAIS CAROS?

Um cosmético convencional costuma ser mais ‘barato’ que um orgânico/natural/vegan, mas custa muito mais para a nossa saúde, para o meio-ambiente e para a sociedade, em geral. Os ingredientes químicos presentes nos nossos cosméticos são utilizados pelas industrias porque tornam a produção mais barata, mas muitas dessas substancias são cancerígenas, alergênicas, causam disfunções hormonais, endócrinas, metabólicas e até mesmo no sistema nervoso. Leia mais sobre isso aqui e aqui. Além de serem poluentes e perigosas para as pessoas que trabalham com sua manipulação.

Então quando você vir um produto orgânico custando cinco vezes mais que o tradicional, lembre-se que para fazê-lo deu mais trabalho e foi mais caro, pense no que o seu dinheiro está financiando: menos danos ambientais e sociais. E, claro, uma saúde melhor significa cabelo e pele mais bonitos. Procure pagar o preço justo pelas coisas, isso vale para TUDO na vida! 😉

OBS: Isso não é uma regra!! Há vários produtos naturais que custam MUITO menos:

cativaxl-oreal-vert

Lookaholic


COMO COMEÇAR: 

♥ CABELO: Neste post, a Nyle Ferreira explica como foi o processo de desintoxicação do cabelo dela. Já vi que não é fácil, não… mas estou com muita vontade de fazer!!#medo Os produtos que usamos no cabelo funcionam mais como uma maquiagem, ou seja, não hidratam, nutrem e restauram o cabelo de verdade, mas superficialmente fica ótimo.

O problema é que, além de todos os prejuízos que já falei, eles podem descamar o couro cabeludo, causar coceira e impedir que os cosméticos naturais penetrem no fio, pois ficam impermeabilizados. Por isso, não adianta começar a usar um shampoo natural esperando resultado imediato, o cabelo vai demorar para desintoxicar, mas depois ficará bem nutrido e saudável.

Animou?! Então leia esses posts:

12047726_878189462259081_746020691_n

Lookaholic

♥ PELE: Cuidar da pele é mais fácil, já que há uma infinidade de sabonetes, esfoliantes e hidratantes naturais/orgânicos/veganos. Tem até desodorante e protetor solar! Veja aqui uma listinha com produtos para o rosto com bom custo-benefício.

20150509_130526

Lookaholic

O ponto mais crítico seria a maquiagem, já que praticamente todas as que estamos acostumadas são cheias de substâncias químicas nocivas… =/ Porém, fazer a substituição também não é impossível! Aqui e aqui tem uma lista com maquiagens veganas!


ONDE COMPRAR:

BLOGS PARA SABER MAIS:

Eu confesso que não conhecia muito sobre o assunto, mas achei que dá para substituir nossos cosméticos tranquilamente!! E eu tenho certeza que vale a pena! A gente tem que se responsabilizar pelas nossas escolhas de consumo. Espero que também tenham se animado! Beijos e até a próxima! 😉

Um comentário sobre “PORQUE (E COMO) USAR COSMÉTICOS NATURAIS E ORGÂNICOS

  1. Pingback: DESPEDIDA :( |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s