COMO FAZER AÇAÍ EM CASA

Eu sou APAIXONADA por açaí! Além de ser uma delícia (principalmente nesse calor de Brasília), faz muito bem para a saúde: é rico em ferro, magnésio, cálcio, manganês, é antioxidante e pode melhorar o colesterol e os triglicerídes, além dos índices de doenças cardiovasculares. MAS nem sempre conseguimos achar um açaí saudável (sem xarope, açúcar branco, etc), gostoso e com um preço bom. Por isso, hoje vou te ensinar a fazer um açaí na tigela super prático, saudável e gostoso EM CASA! Então prepara a tigela e vem ver! 😉

8bcac31ba195284c35967aacbdb4206b

ONDE COMPRAR?

Há vários lugares que vendem boas polpas de açaí em Brasília; mas eu prefiro comprar direto com os distribuidores – como a Nektar Polpa de Frutas, na Ceilândia e a Natural Brasil, no Ceasa – porque os preços são mais em conta e você acha açaí o ano todo.

Eu costumo comprar as polpas de 100g de Açaí Médio que custam por volta de R$ 1,40. Mas, se você quer um açaí mais concentrado, pode comprar as polpas de Açaí Especial (que tem menos água na composição e custam em média R$1,80).

Como aqui em casa nós comemos SEMPRE, compro no atacado e deixo estocado no congelador.


COMO FAZER?

INGREDIENTES: rende 600 ml

  • 400g de polpa de açaí
  • 1 banana congelada (basta descascar, cortar e congelar)
  • 3 a 4 morangos congelados (opcional)
  • 2 colheres (de sopa) de mel ou açúcar mascavo
  • 2 colheres (de sopa) de água

5

MODO DE PREPARO:

  • Retire o açaí do congelador uns 5 minutinhos antes de preparar (para facilitar na hora de bater no liquidificador). Só tome cuidado para não derreter! A ideia é só quebrar um pouco do gelo. MAAS, se você é uma pessoa meio esquecida… sugiro que retire do congelador, corte e já coloque no liquidificador, assim, se passar muito mais de 5 minutos, não vai virar uma mega sujeira na pia!

1

  • A água serve apenas para facilitar um pouco na hora de bater. Como queremos uma consistência cremosa, se você perceber que o açaí está muito derretido, nem precisa colocar; mas se o seu liquidificador for um pouco mais fraco, você pode ir adicionando. Já a banana congelada serve para dar cremosidade ao açaí, além de acrescentar sabor. O mel é bem mais saudável que o xarope de guaraná (usado para adoçar o açaí) e deixa um gostinho muito melhor.

2

  •  Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar totalmente liso (sem pedaços de açaí ou frutas). Como o açaí fica bem cremoso, é um pouco mais difícil de bater. Por isso, de vez em quando, é necessário parar o liquidificador e dar uma misturada para continuar batendo.

3

  • Está pronto! 🙂

4

OBS: assim que terminar de bater o açaí enxágue o copo do liquidificador, porque quando seca fica MUITO difícil de lavar! hahaha


ACOMPANHAMENTOS

As minhas sugestões de acompanhamentos saudáveis são: nozes e castanhas em geral, aveia, chia, linhaça, coco ralado, morango, manga, kiwi, amora, banana, uva, etc.

MAS, se você quiser colocar o pé na jaca, pode adicionar os outros acompanhamentos clássicos que não são lá muito saudáveis (hahaha), como granola, paçoca, leite ninho, leite condensado,etc.


INSPIRAÇÕES

AÇAI EM CASA

É isso, gente! Açaí é perfeito como lanche da tarde, pré treino e até mesmo como uma jantinha mais leve. Façam em casa e me contem o que acharam! 😀

6 comentários sobre “COMO FAZER AÇAÍ EM CASA

  1. Pingback: DESPEDIDA :( |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s