RECEITA FÁCIL DE BOLO DE CHURROS

Eu amo bolo, amo doce de leite e amo churros! Agora, IMAGINA tudo isso junto?? Simmmm, o BOLO DE CHURROS já existe! E nós te contamos tudinho sobre ele (a receita da massa, o melhor doce de leite para usar, o passo a passo do churros e duas opções lindas de apresentação).. VEM COMIGO!! 🙂

bolo-de-churros1


1. A MASSA

Ingredientes:

  • 3 ovos (separando as gemas da clara)
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga/margarina
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo (peneirada)
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher (de sopa) de canela em pó
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó
  • Manteiga e farinha para untar a fôrma

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC .

Unte com manteiga uma forma de bolo (sem furo no meio porque vamos rechear) e polvilhe com farinha de trigo.

Na batedeira, bata as claras em neve (bata em velocidade média/alta até que fiquem na consistência de chantily) e deixe reservado. Lave e seque a vasilha da batedeira e bata a manteiga em temperatura ambiente, com as gemas e o açúcar até ficar uniforme.

Abaixe a velocidade e, aos poucos, vá adicionando o leite e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Depois, acrescente o fermento e a canela e bata até a massa ficar lisinha. Desligue a batedeira, adicione as claras em neve e misture com uma espátula em movimentos leves até que a massa esteja homogênea.

Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto: se sair sujo de massa, deixe assar mais alguns minutinhos; se sair limpo, está pronto (OBS: Nunca abra o forno antes dos 30 minutos para não correr o risco de murchar).

Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 20 minutos (bolo quente normalmente quebra quando vai desenformar, se preferir, faça a massa no dia anterior e guarde na geladeira envolta de papel filme).

A verdade, é que se você não estiver no clima de fazer a massa, você pode comprar um bolo de caixinha neutro (sabor baunilha, por exemplo) e adicionar 1 colher de canela em pó quando estiver batendo a massa; depois, basta seguir as instruções da embalagem normalmente. Vai ficar muito bom também. 😉


2. O RECHEIO

Esse bolo é basicamente uma massa de canela com recheio de DOCE DE LEITE. Por isso, é importante usar um doce realmente gostoso (use o pastoso para ficar firme). Então você tem duas ótimas opções:

  • COMPRA PRONTO: Tenho três sugestões: O Havanna e o Itambé são MUITO BONS e você encontra em hipermercados. Mas, o meu preferido, é o doce de leite das feiras (porque é caseiro mas você já compra pronto. Ou seja, perfeito!). Sempre compro na feira de domingo que tem em Taguatinga (praça do bicalho); mas sei que tem em quase todas as feiras da cidade.
  • FAZ O SEU: Aqui também temos duas opções; a receita clássica que leva 3 horas para ficar pronta, e a receita prática que leva 20 minutos. Vamos ficar com a PRÁTICA hoje: doce de leite condensado na panela de pressão, você encontra o passo a passo aqui (receita do Blog Sabor no Prato).

3. OS CHURROS

CHURROS

Imagem: pinterest

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (de sopa) de açúcar
  • 1 colher (de sopa) de manteiga/ margarina
  • 1 colher (de sobrmesa) de sal
  • Açúcar e canela a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a água, a manteiga, o açúcar e o sal e deixe ferver. Acrescente a farinha de trigo aos poucos SEM PARAR DE MEXER. Deixe cozinhar por +- 8 minutos (até que a massa solte do fundo da panela). O ponto é uma massa bem ‘grudenta’.

Deixe esfriar um pouco e coloque em um saco de confeiteiro com um bico pitanga (se não tiver um saco de confeiteiro, use um saco um pouco mais firme e corte a pontinha).  Coloque a massa direto no óleo e corte o final com uma tesoura (muito cuidado para não queimar a mão).

Para saber se o óleo está quente, coloque um palito de fósforo no óleo, quando ele acender (pegar fogo) está na temperatura correta. Frite a massa até que fique dourada e crocante. Em seguida, retire o excesso de óleo com um guardanapo e passe no açúcar com canela.

Gosto muito dessas duas outras receitas: do vlog Ana Maria Brogui e do blog Vai Comer O Que?


4. A MONTAGEM / DECORAÇÃO

Para montagem, sugiro duas maneiras:

Faça um lindo NAKED CAKE (bolo pelado):

Neste caso, desenforme a massa e corte em 2 ou 3 fatias (prefiro 3 porque o recheio fica mais distribuído). Coloque a primeira fatia no prato e molhe com UM POUCO de leite morno. Depois, passe o doce de leite (evite colocar muito na borda, porque com o peso das outras camadas, o doce pode derramar). Leve para geladeira por uns 15 minutos para deixar o doce mais firme Depois, coloque a outra fatia e cubra com doce de leite. Decore com os churros em cima. Leve para geladeira por 2 horas antes de servir.

1

Imagem: arquivo pessoal

Fazer um bolo com churros ao redor:

Aqui também você vai precisar desenformar a massa e cortar em 2 ou 3 fatias. Coloque a primeira fatia no prato e molhe com UM POUCO de leite morno. Coloque as próximas camadas (também molhadas com o leite) intercalando com o doce. Passe doce de leite em cima e ao redor para grudar os churros. Finalize com uma fitinha para ajudar a segurar. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

BOLO DE CHURROS1

Imagem: google


5. ONDE COMPRAR?

Se você realmente não está a fim de fazer, encomende o seu!

É isso meninas. Façam a receita, tirem fotos (não esqueçam de colocar a #entreamoreseipes) e se deliciem com esse bolo maravilhoso. Fiquem atentas que sempre tem uma receita pintando por aqui! 🙂

3 comentários sobre “RECEITA FÁCIL DE BOLO DE CHURROS

    • SIM Roberta! Fica tão bom quanto no dia! Só é importante conservar na geladeira para o doce de leite não derreter. Mas ele dura uns 4 dias tranquilamente. A minha dica é: deixa bem molhadinho (pode molhar com leite e leite de coco) porque o ar da geladeira é seco e pode deixar seu bolo um pouco ressecado. 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s