NÃO CONSIGO ESTUDAR! O QUE FAZER?

Você prefere fazer QUALQUER coisa a estudar? Abre os livros mas fica pensando na vida até cair no sono? Sabe que é muito importante, mas está completamente SEM VONTADE? Se você também é estudante, eu aposto que já passou por esses momentos em que simplesmente NÃO CONSEGUE ESTUDAR! Não se desespere! Veja 14 dicas práticas que vão aumentar a sua motivação e te ajudar a manter o ritmo (a #8 é a minha preferida)!! 😉

 nc3a3o-consigo-estudar

1. VISUALIZE A SUA MOTIVAÇÃO

Motivação é o motivo para a ação. É o que está por trás da sua vontade de alcançar o resultado. Exemplo: sua motivação para estudar pode ser se tornar servidora pública, trabalhar em tal área, ocupar determinado cargo, conquistar tais bens, etc. Não é simplesmente passar na prova ou se formar! Já falamos AQUI sobre a importância da motivação. É ela que vai fazer você abrir mão de outras coisas para estudar diariamente.

Para se sentir motivada:

  • VISUALIZE o resultado do seu projeto! Faça um mural no seu local de estudos com imagens e frases que demonstrem aonde você quer chegar. Pense em como será quando você terminar cada parte do conteúdo e no que virá depois que alcançar o objetivo final!
  • FAÇA UMA LISTA de todas as próximas ações necessárias para que seu projeto se realize! Exemplo: Meu objetivo é passar em um concurso, então minhas próximas ações são: decidir qual área focar, escolher o material, ler editais, organizar local de estudo, comprar caderno, fazer cronograma, etc… Coloque no papel tudo que você precisa fazer para que seu projeto tenha sucesso e vá cumprindo a lista!

“Não espere a motivação para começar. A motivação vem com a ação.”


2. ACREDITE EM VOCÊ

Pode ser que não consiga estudar porque se acha incapaz de alcançar o sucesso! Muitas vezes não estamos verdadeiramente convencidas  do nosso potencial e desanimamos com os obstáculos que surgem no caminho. Não pare de estudar toda vez que tiver um pequeno fracasso! Recomece, melhore e persista. Olhe para sua meta, não para a dificuldade, e lembre-se que ninguém pode estudar por você!


3. TORNE O LOCAL DE ESTUDOS ATRATIVO

Deixe sua mesa de estudos arrumada, para que você olhe e sinta vontade de ir pra lá! Utilize cadernos, post-its, marcadores, canetas coloridas; faça murais; compre uma lousa; faça com que o ambiente te atraia de alguma forma.

38a809f62f8eec26f9cefa8ef53f2018

Pinterest


4. TENHA UM HORÁRIO ESPECÍFICO PARA ESTUDAR

Se você puder escolher seu horário, opte por aquele no qual você se sente mais disposta. Se rende mais de manhã, escolha esse período para sua sessão de estudo; se você é noturna, escolha a noite. Caso só tenha um horário específico para estudar, aproveite ao máximo esse tempo e faça pequenos intervalos para não se esgotar rapidamente. 

O importante é acostumar o organismo a estudar nos mesmos horários, na medida do possível. Nada de estudar um dia às 9h; no outro, às 14h e às vezes, às 18h! Será muito mais difícil se acostumar a estudar assim!


5. FAÇA UMA AGENDA DE ESTUDOS

Organização faz a gente ganhar tempo! Não fique escolhendo a cada dia qual conteúdo estudar, não gaste energia procurando suas anotações… Mesmo que você seja uma pessoa desorganizada, organize os seus estudos! Não é necessário muito. Apenas compre uma agendinha e coloque o seu cronograma! Escreva o que você pretende estudar naquela semana e diariamente registre o que você estudou. No fim da semana, você terá o controle do seu desempenho e não se sentirá perdida!

Muitas vezes, não conseguimos estudar porque não vemos os resultados… parece que não saímos do lugar. Com o registro do seu estudo na agenda, você se sentirá motivada ao ver o quanto estudou em cada dia!

78847d9659311193e34f0ad60fd7d2e0

Pinterest


6. ESTABELEÇA METAS POSSÍVEIS

Não se sabote! Estabeleça metas possíveis. Se você só tem uma hora, não programe-se para estudar 2h. Conte com os imprevistos e intervalos na hora de fazer seu cronograma! Se fixar metas altas demais, não conseguirá cumprir e isso gera um desânimo enorme.


7. ESTUDE COM VONTADE

Sabe quando você senta para estudar desanimada, começa a ler e em alguns minutos já parou de prestar atenção? Você nem percebe e de repente está VIAJANDO!kkk Para isso não acontecer, preste atenção no que está estudando, envolva-se com o assunto! Faça resumos, mapas mentais, flashcards, leia em voz alta, finja que está explicando a matéria para alguém, se preocupe em realmente aprender. Geralmente, achamos chato aquilo que não entendemos. E aquilo que achamos chato não queremos fazer!

Outra dica legal é ver vídeos sobre a matéria, especialmente as que não gostamos. No youtube encontramos vídeos curtos, paródias, slides, etc, sobre praticamente todos os assuntos!

RETEMOS NA MEMÓRIA


 8. NÃO PENSE! APENAS FAÇA.

Essa dica aprendi no Canal do Rafa Bandor e fez TODO sentido para mim! Não fique pensando que você tem que estudar. Simplesmente, NÃO PENSE. Levante-se e vá estudar! Se estiver na aula, aproveite a aula; se estiver almoçando, almoce tranquilo; se for tirar um cochilo depois do almoço, durma tranquilo. Ficar pensando que você TEM que estudar gera angústia, porque você sabe que tem que fazer algo que não quer!

Por isso é muito importante ter o horário certo de estudar. Programe a academia, os passeios e as outras atividades para depois do estudo, assim você estuda mais feliz, porque sabe que quando acabar, poderá fazer o que quiser! Não faz sentido, por exemplo, malhar pensando que quando terminar, vai ter que ir pra casa estudar… você já irá para a academia desanimada! Então, faça primeiro a obrigação, depois a diversão! Pule o sofrimento. Não PENSE, apenas faça!


 9. LIVRE-SE DAS DISTRAÇÕES

Não dá para competir com: internet, sono e comida!kkk Livre-se dessas distrações. Deixe o celular no silencioso e use apenas nos intervalos. Não estude na cama jamais! Coma antes de começar e durante os intervalos. Evite perder tempo!! Quanto mais arrastar o estudo, mais chato será e mais desanimada você vai ficar.


 10. ARRUME O MATERIAL ANTES DE COMEÇAR

Antes de começar a estudar, deixe todo o material organizado e arrumado para aquela sessão de estudos. Parar toda hora para pegar algo que esqueceu desconcentra muito.

82b28569b296a0ac2dc6631c1bc06fc0


11. ANTECIPE SUAS NECESSIDADES FÍSICAS

Não espere ficar com sede para levantar e ir beber água. Pegue uma bebida antes de começar a estudar.  Se quiser, deixe o lanche preparado para não perder tempo depois. Vá ao banheiro, use roupas confortáveis, que não vão te incomodar ​​(mas não aconchegantes demais), ajuste ventilador/janela, etc. Prepare-se antes de começar, para que se levante menos durante o estudo e consiga manter o foco!


12. COMECE PELA MATÉRIA QUE VOCÊ MAIS GOSTA

Se está com dificuldades para estudar, provavelmente você odeia a matéria. Por isso, para aquecer a mente, estude um pouco da matéia que mais gosta. Pode ser só a leitura de uma página, de um resumo, a resolução de exercícios ou mesmo um vídeo rápido. A ideia é ver rapidamente algo que você gosta para, então, começar a estudar o restante.

Não estude apenas o que você ama, mas também não inicie os estudos com algo que irá te desanimar logo de cara!


13. CRIE RECOMPENSAS

Criar recompensas vai fazer com que você tenha prazer em estudar! Programe-se para fazer algo legal ao terminar e estabeleça mini-recompensas à medida que avança o conteúdo. Pode ser uma olhada no celular ou um doce… a cada capítulo, a cada 40 minutos, a cada 5 páginas, como você quiser!

study-rewards

Pinterest


14. FAÇA DO ESTUDO UM ESTILO DE VIDA

Para aumentar sua vontade de estudar, é necessário que você aceite o processo e entenda que te levará aonde você quer chegar. Adote o estudo como um estilo de vida! Leia artigos e livros sobre o assunto, colecione frases motivacionais, busque dicas e técnicas que te ajudem em suas dificuldades pessoais, baixe aplicativos, siga perfis voltados para isso nas redes sociais, converse com os amigos, cerque-se de gente que também estuda! Assim você se sentirá motivado por muito mais tempo!

f26bd259ab410c1b84cd37fa83ff9155

Não resisti à essa foto!!kkk #PatricinhasdeBeverlyHills

Quando não conseguimos estudar, devemos parar e recomeçar! Não perca tempo lamentando-se, não PENSE DEMAIS, apenas comece. Com o tempo, se tornará um hábito e será bem mais fácil continuar!!! Gostou das dicas?! Coloque-as em prática e compartilhe com os amigos desmotivados. Com CERTEZA você vai ver sua vontade de estudar crescer! 😉

7 comentários sobre “NÃO CONSIGO ESTUDAR! O QUE FAZER?

  1. Pingback: O QUE EU PRECISO PARA TER UM ESCRITÓRIO EM CASA? |

  2. Eu em todo esse tempo de estudos não consegui ver uma postagem tão completa e satisfatória para minha pessoa.Eu simplesmente amei tudo o que vc falou………Perfeito…………..

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu li todas as dicas serão 13 dicas , eu achei um excelente , e algumas dicas que eu vi faz bem sentido , e eu gostei e teve uma parte que eu concordei e ate Sorri por pura de verdade as dicas que eu acabei vendo o que se combina comigo e algumas dicas eu sou um deles kk , mas muitos parabens o que você percebe das populares e que entenda esse assunto tanto que eu segurei esse desabafo. Muito Perfeito e Adorei Ler tudo aqui Recomendo , talvez posos compartilhar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s