5 PASSOS PARA COMEÇAR A ESTUDAR

Dizem que, no Brasil, o ano só começa depois do carnaval, né?! Se esse é o seu caso e você está adiando os estudos (seja porque não sabe como começar ou porque teve experiências frustrantes), VEJA 5 DICAS PRÁTICAS para sair da zona de conforto e  estudar (de verdade) em 2015!!! Se o que você faz hoje não te leva para o lugar que você quer estar, é hora de repensar!

b0edfa18504a5e1c2903d0f6a9d19abf1

1.ENCONTRE SUA MOTIVAÇÃO

O que nos impede de parar no meio do caminho, de desistir diante das dificuldades, é a nossa motivação. Estudar apenas por obrigação é muito difícil, pois trata-se de abrir mão (de tempo, descanso e vida social, em alguma medida). Com certeza você já ouviu aquela frase que diz que nosso principal concorrente somos nós mesmos. E é verdade! Por isso, a motivação é tão importante. Se você não valoriza SEU SONHO, não deseja todos os dias que ele se torne realidade, se não sabe para quê está estudando, provavelmente não conseguirá manter o ritmo a longo prazo.

Por isso:

  • Pense (com toda a sinceridade) no cargo/profissão que deseja  exercer. Sua motivação pode não ter nada a ver com uma vocação profissional, mas vir das dificuldades que você tem hoje.
  • Imagine-se tendo cumprido seu objetivo. Isso é muito importante! Vai te ajudar a manter o foco quando o que você mais quer fazer no momento, parecer mais importante do que aquilo que você mais quer fazer na vida!

Saiba o que realmente te impulsiona (salário, estabilidade, atuação profissional, etc). Inspiração vem dos outros, MOTIVAÇÃO vem de nós.


 2. IDENTIFIQUE O QUE TE ATRAPALHA

Estudar é algo MUITO pessoal! Existem diversos métodos, que dependem da personalidade e da rotina de cada um para terem sucesso. Então: tente lembrar das coisas que mais te prejudicam na hora de estudar. Isso é fundamental quando for montar o cronograma, escolher o local de estudo, o material, etc.

Se são as redes sociais, procure um lugar que limite o acesso (como uma biblioteca) ou desligue a internet, estude e ligue novamente nos intervalos.  Se seus horários variam muito, tente estabelecer uma rotina básica, com a maior regularidade que você conseguir (observe os horários do dia com menos demandas e tente encaixar os estudos aí). Se você se desconcentra fácil, terá que fazer um cronograma dinâmico e com mais intervalos, além de procurar um local com menos estímulos! Para cada problema, há uma solução. O importante é você identificar e correr atrás.

Seja sincera e anote TUDO aquilo que te atrapalha! É bom ser bem específica nessa parte (ex: levanto toda hora para comer, sinto muito sono, etc). Pense em como minimizar SUAS dificuldades, pesquise, pesquise e pesquise. Na internet temos muitos artigos que podem nos ajudar.

08da7500bd533531e295766f9704e57a

Pinterest


3. TENHA UM LOCAL DE ESTUDO 

NÃO DÁ para estudar na cama, no sofá; um dia na mesa, outro na biblioteca, etc. Separe um local para você estudar, diariamente, com todos os materiais necessários (lápis, canetas, marcadores, post-it, livros, etc). Isso fará com que você perca menos tempo separando e transportando todo o material que utilizará, além de impedir que você se levante várias vezes para pegar algo que esqueceu (o que SEMPRE nos desconcentra!).

  • Se puder, monte um home-office em algum cômodo da casa, com uma mesa só para isso. Procure montar um ambiente calmo, com cadeira confortável e mesa na altura certa. É bem legal colocar imagens e frases motivacionais para te animar nas horas que bate a preguiça.
  • Se não houver espaço na sua casa, tente estudar em bibliotecas. Nesse caso, já deixe seus materiais separados; invista em mochilas, lancheiras, etc.Tente se organizar para não perder muito tempo se arrumando ou se deslocando.

4. FAÇA UM BOM CRONOGRAMA

Um BOM CRONOGRAMA é aquele que FUNCIONA para você! Cada um tem rotina e dificuldades prórpias, que devem ser consideradas na hora de montar o cronograma. É muito importante NÃO se sabotar! Coloque as horas reais que você tem para estudar. Se vai estudar em horário integral, o cronograma por horas pode ser ótimo! Por outro lado, se você trabalha e estuda, talvez seja melhor montar o cronograma por assuntos e tentar utilizar o tempo que você tem! Lembre-se, sempre, que feito é melhor que perfeito! Duas horas por dia pode ser menos do que você gostaria, e mais do que você (e muita gente) tem feito!

Por isso:

  • PRIORIZE os exercícios, porque é muito difícil aprender apenas com a teoria e é super importante se acostumar com a prova.
  • Estabeleça METAS de curto prazo (semanais, por exemplo)! Assim você manterá o foco no processo e não no resultado, diminuindo a ansiedade. Criar recompensas é muito legal, porque mantém a motivação lá no alto!
  • Faça resumos e revise a matéria com frequência! O tempo gasto com isso TEM que estar no cronograma.
  • SEMPRE leve em conta o seu perfil, e teste muito!

branco

1. CRONOGRAMA POR ASSUNTOS:

É bem legal porque você acompanha bem seu avanço na matéria, sabe que se não estudar hoje aquele tópico vai ficar atrasado, e consegue ver TODA a matéria do edital, ainda que mais superficialmente. É ótimo para quem não muito tempo, porque te impede de aprofundar certos temas e chegar na prova sem saber a maior parte do edital!! 

cronograma

2. CRONOGRAMA POR CICLOS:

É muito bom para quem tem mais tempo para estudar e fará uma prova que cobra muitas disciplinas (ex: OAB). É uma forma de você não negligenciar certas matérias, porque dividindo as disciplinas em grupos, você estuda hoje o ciclo 1, amanha o ciclo 2, depois o 3, etc. 
OAB 02

3. CRONOGRAMA POR HORAS:

Esse só funciona para quem tem rotina fixa e mais tempo para estudar. Ele é bom para quem está estudando por livros, por exemplo, porque o conteúdo é denso e muitas vezes é difícil dividir por assunto. Porém, nesse cronograma você não acompanha tanto o seu avanço, e pode acabar enrolando demais com a matéria ou se tornando ansioso.

Quadro-horário


5. UTILIZE A INTERNET A SEU FAVOR

Tem MUUUITO MATERIAL bom gratuito para começar e para aprofundar. Se estiver precisando, não tenha medo de procurar no google e no youtube. Você vai se surpreender!! Além disso, há vários sites e aplicativos que nos ajudam a estudar!

SITES:

APPS:


É isso, meninas. TENHAM DISCIPLINA!! A constância é mais importante que a intensidade. NUNCA DEIXEM DE ESTUDAR, se não tiverem tempo, estudem um pouquinho para criar uma rotina de estudos. Desenvolvam o hábito de estudar! Envolvam-se com pessoas com objetivos semelhantes. Apeguem-se aos seus projetos e ABRA MÃO de outras coisas para que eles se realizem, porque é algo temporário.

2 horizontal

Alguém disse que “sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas”. E é a mais pura verdade! Estudar, de verdade, exige planejamento, organização e disciplina. É difícil, mas não é impossível! E a única pessoa que pode fazer isso por você é: VOCÊ MESMA! Então, siga essas dicas e comece a estudar com seriedade! Os frutos virão com certeza! 😉 Qualquer duvida, é só colocar nos comentários!! Beijos, meninas! 🙂

4 comentários sobre “5 PASSOS PARA COMEÇAR A ESTUDAR

  1. Pingback: O QUE EU PRECISO PARA TER UM ESCRITÓRIO EM CASA? |

  2. Pingback: DESPEDIDA :( |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s