COMO DEIXAR O DIA-A-DIA NA COZINHA MAIS PRÁTICO

Tempo é o recurso mais escasso da era moderna. E se você comanda a cozinha da sua casa, então sabe o quanto é importante economizá-lo! Praticidade é a palavra certa para uma rotina que se encaixe nas nossas vidas corridas. As recém-casadas que o digam, sair da casa da mãe e ter que administrar o próprio lar pode parecer aterrorizante! Mas com um pouco de organização, um menu semanal e uma lista de compras definida, é possível se surpreender na cozinha.

anos-50

Pinterest

MENU SEMANAL

Eu ADORO a ideia de ter um cardápio que oriente os preparos na cozinha. Assim, você nunca acorda e pensa: “Meu Deus, o que eu vou fazer para o almoço hoje?”.

É basicamente assim: você planeja e anota o que vai cozinhar durante a semana para que possa deixar tudo preparado e evitar que fique perdida! Não importa se cozinha todos os dias ou só nos finais de semana, facilita muito ter opções definidas.

É interessante fazer o menu semanalmente porque você pode ir testando novas receitas e sempre mudando, caso enjoe de algum prato. Mas, se quiser, pode ser mensal ou pode repetir o menu semanal, alterando uma ou outra coisa.

menu-semanal-3-febrero

bizcochodechocolate.com adaptado


LISTA DE COMPRAS

Com o menu fechado, você pode criar sua lista de compras base. Ela funciona porque você já tem ideia do que tem que comprar (mensalmente ou semanalmente); não compra mais do que precisa, deixando comida estragar; e nem menos, tendo que ir ao mercado diariamente porque falta algum ingrediente.


COMIDA PRÉ-PREPARADA

Com o menu estabelecido e as compras feitas, a próxima etapa é deixar tudo quase pronto.

  • COMIDA CONGELADA: A comida congelada facilita muito o dia-a-dia na cozinha (principalmente para quem tem o tempo apertado!), não perde o sabor e tem validade de 3 meses, em média. ENTÃO É ASSIM:  Cozinhe o arroz como de costume, mas em quantidade suficiente para uma semana. Separe em vasilhas plásticas a quantidade que consome em uma refeição e congele. Ao acompanhar o menu, você saberá que amanhã tem strogonoff com arroz e salada, por exemplo, então é só tirar o potinho de arroz do congelador e deixa dormir na geladeira para descongelar. Assim, amanhã ao invés de gastar 40 minutos cozinhando o arroz, você vai gastar 5 minutos colocando na panela com um pouquinho de água (quase nada), em fogo bem baixo, para esquentar. É ótimo, prático e o arroz continua delicioso. O feijão nem preciso falar né? Nossas mães já faziam isso há muito tempo!! Quem nunca achou um pote de sorvete com feijão congelado?

COMIDA CONGELADA (4)

  • SALADAS E FRUTAS JÁ LAVADAS: Outra técnica, que facilita muito o dia-a-dia, é deixar algumas coisas já prontas para consumir. Por exemplo, se vai fazer um sanduíche natural  é muito mais prático só pegar as folhas de alface da geladeira, ao invés de ter que lavá-las. Por isso, higienize as hortaliças, seque BEM (com papel toalha ou com as secadoras específicas) e guarde na geladeira em saquinhos plásticos ou em vasilhas bem tampadas. Elas duram muito mais tempo! Algumas frutas que uso em vitaminas de manhã, congelo já  lavadas, cortadas e separadas em porções; economizo uns 15 minutos de sono hahahaha.
  • CARNES QUASE PRONTAS: Essa é uma das coisas que mais me ajudam. Por isso, depois das compras mensais, tiro uma manhã ou uma tarde no final de semana e preparo 90% das carnes. Com a carne moída, faço os hambúrgueres  para o mês inteiro. Com os  peitos de frango, cozinho e desfio metade (para os sanduíches naturais) e a outra metade guardo em saquinhos individuais (para os almoços/jantares). E faço o mesmo com o peixe; deixo limpo e em porções individuais. Ai, congelo TUDO. Assim, ao longo da semana, só descongelo e cozinho.

Reserve um tempo para adotar essas dicas e desfrute de um dia-a-dia mais simples, saudável e econômico. Você tem outras técnicas que deixam seu dia-a-dia mais prático? Compartilhe conosco!! 😉

6 comentários sobre “COMO DEIXAR O DIA-A-DIA NA COZINHA MAIS PRÁTICO

  1. Pingback: DESPEDIDA :( |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s